22 de fev. de 2011

O "Elo Perdido": As E-29





Eu achava que tivesse terminado de escrever sobre as locomotivas elétricas derivadas do modelo americano EP-4 (sobre essa eu ainda não falei, pois foquei em suas variantes), porém navegando esses dias pela internet, eis que vejo essa locomotiva um tanto quanto desconhecida, e interessante: as "Serpentes de Ouro", série E-29 da Ferrocarril Del Estado, a estrada de ferro Chilena.



A história dessas locomotivas parece ter sido igual à das nossas Russas, locomotivas das quais eu falei em meu primeiro post, elas também eram destinadas à URSS e foram construídas pela GE em 1949, porém o iníco da Guerra Fria fez com que elas também fossem retidas pelo governo dos EUA, e ficaram sem comprador. Então a GE apelou ao Chile, mas eram muito caras para aquele país, mesmo com o desconto dado pelo fabricante, que já estava desesperado. Então, após vários apelos, o país andino finalmente cedeu e comprou o lote de locomotivas, que ficaram conhecidas como "Serpentes de Ouro" devido seu alto preço.


As E-29 realmente são, como eu disse no título, um interessante elo perdido entre as V8 e as Russas, pois embora pareça mais com a segunda, tem o tamanho da primeira, além da mesma rodagem, 2-C+C-2. Elas pesam cerca de 210 toneladas, e tem potencia de 4565HP, mais pesadas e potentes que nossas V8, tendo sido as maiores e mais poderosas locomotivas que já rodaram no Chile.



Infelizmente, por elas serem bastante desconhecidas, não consegui reunir outras informações, como o número de locomotivas fabricadas, se outras foram vendidas a outros locais, se existem delas nos EUA, ou se ainda rodam no Chile. Então, vejam algumas fotos que reuni delas:









Um comentário:

  1. Lembra de longe nossas saudosas V8..., pena que no estado de são paulo foi banido o transporte em longa distancia de nossos trens..., como foi bom aquela época...., pra piorar extinguiram as locomotivas elétricas, bem como as v8, as lobas, russas, vandeka, enfim, acabaram com tudo

    ResponderExcluir